sexta-feira, 23 de novembro de 2007

ESPERANÇAS E ILUSÕES

Dia desses uma das minhas amigas me ligou e disse:
_Ahhh... estou tão preocupada com fulano...
_Por quê? _ perguntei meio sem interesse
_ Faz mais de 20 dias que ele não aparece... Já mandei e-mails, ligo no celular e só dá caixa postal... Acho que aconteceu alguma coisa...
_É claro que aconteceu! _ respondi quase com desdém.
_O que você acha que aconteceu?_ ela parecia ridiculamente aflita.
_Ele simplesmente desapareceu da sua vida pra toda eternidade, descurtiu, coisas desse tipo...
_Como é que é? _ ela quase estourou meus tímpanos!
_Ora, veja! Esse é apenas mais um caso típico do cara que sai 6 vezes contigo e depois, sem mais nem menos, desaparece, não liga, não é encontrado em nenhum telefone, não responde e-mails, blá, blá, blá, blá, blá, blá, você está iludida com ele, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, você está vivendo uma fantasia, blá, blá, blá, blá, blá...
_Cheeegaaaa!
_(Opa!)
_Será que você não parou pra pensar que TALVEZ eu queira essa ilusão? Que TALVEZ eu queira acreditar que ele NÃO sumiu? Que TALVEZ eu queira viver essa fantasia?
_Bem, eu... _ balbuciei aterrorizada.
_Já parou pra pensar que se eu viver a realidade 24 horas por dia eu vou ficar louca ou no mínimo amarga como você?
_Amarga? Eu? _ sempre me achei um doce de pessoa...
_É! Você! Fica aí vivendo a sua realidade torturante! E sozinha!!!!!!!
_Mas... _ não pude concluir a frase porque ela desligou na minha cara!

Fiquei ali escutando o tum-tum do telefone desligado quase petrificada pela surpresa que aquelas palavras me causaram. Coloquei o fone no gancho e fui até a geladeira. Tomei um copo de água gelada (detesto água gelada...) pra ficar fria.

Eu não queria acreditar que tinha ouvido o que tinha ouvido! Quantas mulheres (homens também?) preferem viver de ilusão? Quantas mulheres ainda esperam o príncipe encantado? O que elas pensam ou fazem enquanto ele não chega? Contentam-se com os sapos? Inventam desculpas do tipo: " Ele estava a caminho quando caiu do seu lindo cavalo branco e quebrou a bacia... Agora, coitadinho, está internado num hospital do SUS..." Francamente... E eu sou amarga?????

O certo é que, encarar a realidade só é possível com uma boa dose de sangue frio, um pouco de calculismo (com L ou com U?), algo de sarcasmo e cinismo... Ok, talvez um pouco de amargura. Pra não atrair baratas e outros insetos (insetos, nesse caso, cafajestes). Enfim, não é uma coisa muito simples. Mas, viver na ilusão é a saída? Não creio. Afinal, a gente sempre acaba "caindo na real" cedo ou tarde. Acho mais prudente equilibrar-se na realidade sempre ou, pelo menos, tentar. Você corre o risco de cair. Ou não. Mas quando vive na ilusão, na fantasia, SEMPRE, invariavelmente vai levar um tombo e "cair na real" . E vai doer pra caramba. Sempre dói.

Após essas reflexões, me lembrei de uma tirinha da Mafalda:

http://i171.photobucket.com/albums/u292/clubedamafalda/385.jpg




Nenhum comentário:

Pesquisar este blog