sexta-feira, 24 de outubro de 2008

NADA COMO UM BOM TÍTULO...

Esses dias atrás estava falando sobre bonitinhas que tem cargo com nome pomposo. A bonitinha em questão, era gerente de produto. E fazia curso de gestão de sei-lá-o-quê. Eu não sei o que venha a ser gerente de produto. Deve ser um cargo em que uma pessoa gerencia um produto (dã). Eu acho... O fato é quem tem tanta profissão com nome garboso nesse planeta! Até as empregadas domésticas não são mais simples domésticas: são "secretárias do lar"... Bom pra elas? Sei lá! Quando passaram de domésticas a secretárias do lar, seus salários aumentaram? Bem, pelo que sei, não...

Tenho um amigo que é contador. Faz um curso de especialização chamado "controladoria corporativa". Gostei do título! E, como ele mesmo disse, o título do cargo também: "Controller"! Isso, em bom inglês, quer dizer Controlador. Achei legal! Numa controladoria deve haver um controlador! (dã). E vamos combinar: Controller é uma palavra muito mais garbosa (que palavra mais antiga!) que controlador... Impõe mais respeito.

Se alguém perguntar: " qual sua profissão?" e você responder: "Sou controlador!" Você corre o risco de perguntarem: "Controlador de quê? De máquina de sorvete???" Mas se você disser: "sou controller" talvez a pessoa não saiba nada de inglês e te olhe admirado morrendo de inveja achando que o seu cargo é super-mega-tera demais!! (E talvez seja mesmo! Sei lá o que um Controller controle...).

O fato é que tem um monte de profissão chinfrim por ai (e não estou dizendo que controller seja! já disse e repito que sei lá o que seja isso!!) com um nome ultra pomposo. Acho que é uma maneira de disfaçar complexo de inferioridade, ou coisa do tipo. Num país onde a maioria recebe salários ridículos, um nome pomposo para uma profissão chinfrim pode dar uma levantada no ego. Porque brasileiro é assim, não valoriza o que é nem o que pode ser, porque no fundo acha que não é nada e que nunca será. Só é bom o que vem de fora, de longe. Até as porcarias de Taywan (é assim que se escreve????) são melhores que as nossas melhores produções. Pra que comprar uma linda boneca de pano feita artesanalmente com muito esmero aqui no Brasil se eu posso comprar uma que usa pilhas e fala "I love you, mom" (eu te amo, mamãe - para quem não sabe, é inglês! rsrsrs. piadinha! )? Se daqui uma semana ela não falar mais nada, não importa! Ela veio de Taywan, não gostou do clima, odiou os brasileiros e ficou emburrada! Assunto encerrado!

Um vendedor de sapatos pode ser chamado de "captador de clientes" mas será sempre um vendedor de sapatos que passa o dia inteiro em pé em frente a uma vitrine esperando um comprador e torcendo pra que esse comprador gaste muuuuito (ele tem uns dois carnês das Casas Bahia pra pagar...).

E, agora, vou voltar aos meus afazeres. Vou atacar de "secretátia do lar", depois de "administradora de bens" e, finalmente, de "gestora de negócios populares".

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog