sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

BLUES

Quando eu completei 8 anos de idade, ganhei de presente um radinho de pilha. Fiquei brincando com ele até sintonizar uma rádio que tocava "summertime" interpretada por Janis Joplin. Lembro-me do meu pai me dizendo: "Troca de 'rádia' porque essa tá com ruído". Então, saí de perto dele e continuei escutando aquela 'rádia'. Eu não sabia quem era Janis Joplin. Antes de ter meu próprio rádio, ouvia muita música sertaneja, paraguaia (minha mãe adorava ouvir guarânias), mexicana (aquelas em que os cantores 'uivam': trio los panchos, por exemplo!), Roberto Carlos, Altemar Dutra (minha mãe era fã!).

Mas, quando ouvi Janis Joplin... Eu não sabia que tipo de música era aquela. Algum tempo depois, descobri que era blues embora achasse que Janis fosse um ícone do rock. Aliás, tem blues que penso que é rock e tem rock que penso que é blues...Tempos depois, descobri que o rock originava-se do blues e outras coisinhas mais.

Segue aí SUMMERTIME nas inconfundíveis vozes de JANIS JOPLIN e ELLA FITZGERALD. Vai também a tradução. Vale lembrar que SUMMERTIME é um clássico. Essa música me faz lembrar de uma outra interpretada por Mercedes Sosa: DUERME NEGRITO (mas não é um blues nem rock!!). Ah! Não sei porque uma coisa me lembra outra!

Ella Fitzgerald - Summertime (tradução)
Ella Fitzgerald
É verão e a vida é fácil
Os peixes estão pulando e o algodão está grande
Oh, seu pai é rico e sua mãe é linda
Então acalme-se pequeno, não chore
Numa dessas manhãs
Você vai acordar cantando
Então você abrirá suas asas
E voará pelo céu
Mas até esta manhã
Não há nada que possa te ferir
Com mamãe e papai por perto












Mercedes Sosa - Duerme Negrito
Ernesti Grenet Wood
Duerme negrito


Duerme, duerme negrito
que tu mama esta en el campo, negrito
Duerme, duerme movila
que tu mama esta en el campo, movila

Te va a traer codornizes para ti
Te va a traer rica fruta para ti
Te va a traer carne de cerdo para ti
Te va a traer muchas cosas para ti

Y si el negro no se duerme
viene el diablo blanco
Y ¡zaz! le come la patita
chicapumba, chicapumba, apumba chicapum

Duerme, duerme negrito
que tu mama esta en el campo, negrito

Trabajando
trabajando duramente
Trabajando si
trabajando y va de luto
Trabajando si
trabajando y no le pagan
Trabajando si
trabajando y va tosiendo
Trabajando si
pa' el negrito chiquitito
pa' el negrito si
Trabajando si
Trabajando si

Duerme, duerme negrito
que tu mama esta en el campo, negrito


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog